domingo, 17 de julho de 2011

O Gigante de Pedra


Domingo sem Mengão não é domingo. Devido ao jogo do time Canarinho a partida do Mengão foi adiada. A maioria dos flamenguistas não esta ligando muito para o time verde-amarelo, e talvez um dos motivos seja a falta de um representante do clube nessa atual equipe brasileira. Azar da CBF e do Mano, e sorte nossa que não ficaremos desfalcados. Apesar do pouco interesse pelo time Canarinho, tenho uma pergunta a você leitor do blog: sabe quem foi o primeiro jogador do Flamengo a ser convocado para a Seleção Brasileira? Acertou quem disse Píndaro!

Em 1914, a Federação Brasileira de Sports, antecessora da CBF, reúne pela primeira vez jogadores das principais equipes do Rio e de São Paulo, montando a primeira Seleção Brasileira da história, para um amistoso contra o Exeter City, da Inglaterra. Píndaro e Nery, que formavam a mais forte dupla de zaga do Brasil na época, tiveram a honra de serem os primeiros jogadores do Flamengo a defenderem o time canarinho. Píndaro fez onze jogos no time Canarinho. Ao pendurar as chuteiras, o zagueiro ainda se tornaria treinador da Seleção, disputando a Copa do Mundo de 1930. Como jogador foi Campeão da Copa Roca, em 1914, e da Copa América, em 1919. 

Píndaro de Carvalho Rodrigues, nasceu em São Paulo, no ano de 1892. Foi ao lado de Nery e Borgerth um dos fundadores do time de futebol do clube. Presente na primeira partida disputada pelo Flamengo, Píndaro esteve no clube de 1912 a 1922, disputando ao todo 82 partidas e marcando três gols. Pelo clube foi quatro vezes campeão Carioca, sendo Bicampeão em 1914/15 e Bicampeão em 1920/21. 

Píndaro era um zagueiro-central alto e forte, que tinha uma grande impulsão e usava seu vigor físico para se impor aos adversários. Suas características, somadas a sua forte liderança, lhe renderam o apelido de "Gigante de Pedra". A fama de Píndaro é impressionante se analisarmos que na sua época o futebol era muito ofensivo, onde as equipes atuavam normalmente com no mínimo quatro jogadores no ataque. Dessa forma pouquíssimos defensores conseguiram se sobressair nessa época de futebol amador. 

Píndaro começou a jogar futebol no Fluminense, em 1910, sendo titular da equipe campeã Carioca de 1911. Foi um dos jogadores que ficaram insatisfeitos com a ground committee, espécie de comissão técnica da época, após a barração do atacante Alberto Borgerth. Integrou o grupo de oito jogadores que abandonaram o tricolor e criaram o Departamento de Esportes Terrestre do Flamengo, em dezembro de 1911. 

Em 1912, o Flamengo estreia sua equipe de futebol com Píndaro entre os titulares que golearam o Sport Club Mangueira por 16x2. No primeiro Fla-Flu, apesar do time perder por 3x2, o jogo é especial para Píndaro, pois marca o primeiro gol de um zagueiro pelo clube. 

Após chegar perto do título em 1913, o Mengão finalmente conquista o título Carioca, em 1914. O adversário direto pelo título é o América, que foi derrotado em dois jogos muito disputados, que no final acabariam decidindo a competição. Em uma dessas partidas, Píndaro seria decisivo. O América vencia por 1x0, e o Flamengo partia com todos os jogadores para o ataque em busca do empate. Esse ímpeto ofensivo do clube já havia nos custado algumas derrotas e viradas que impediram a conquista do primeiro título. Até que numa bola alçada na área, Píndaro marca o gol de empate, que acabou abrindo caminho para a virada por 2x1. 

Píndaro viria a conquistar o Bicampeonato Carioca em 1915, e jogaria pelo clube até 1919, quando larga os gramados para exercer a profissão de médico sanitarista da Prefeitura do Distrito Federal, na época o Rio de Janeiro. 

Em 1920, o Flamengo lidera o Campeonato Carioca, mas perde os zagueiros Burgos e Antonico por lesão. O time não tinha mais nenhum zagueiro para colocar em campo. Numa época em que os jogadores não eram tão versáteis, e não existiam as categorias de base para recorrer, o clube recorre a um dos seus antigos heróis, o aposentado Píndaro, que aceita o convite na hora, entusiasmado com a possibilidade de defender mais uma vez o Manto Sagrado. Mesmo sem ter feito um único treino, Píndaro comanda a defesa como nos anos anteriores. O Flamengo vence o Palmeiras-RJ por 5x0, e seguiria no caminho para conquistar o título carioca. Após cumprir sua missão, Píndaro volta ao trabalho de médico. Viria a disputar mais algumas partidas pelo clube, sendo sua despedida oficial em 1922. O Gigante de Pedra faleceu em 1965, no Rio de Janeiro.

Píndaro é um dos Heróis do Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário