domingo, 9 de outubro de 2011

Chiquinho Pastor



Há um grande número de jogadores que seguem fervorosamente uma religião, ou por já serem religiosos antes de começar a carreira, por procurarem a fé para manter seu foco na carreira, ou até mesmo para buscar na fé esperanças de uma vida melhor. Existe até mesmo uma parcela de jogadores denominados "Atletas de Cristo". Dentre todos os atletas religiosos, nosso homenageado nesse post é o ex-zagueiro Chiquinho.  

Francisco Jesus Fernandes nasceu no Rio de Janeiro, em 1946. Começou sua carreira no Botafogo e ganhou o apelido de Chiquinho Pastor pelas comuns pregações religiosas que fazia dentro dos vestiários antes dos jogos. Pelo clube alvinegro apesar de ser campeão diversas vezes pelos times das categorias de base do clube, profissionalmente conquistou apenas uma Taça Guanabara e uma Taça Brasil. 

No ano de 1972 transferiu-se para o Mengão, onde atingiu sua melhor fase, conquistou seus maiores títulos e o status de zagueiro xerife. Atuou com ReyesRodrigues NetoLiminha, Doval entre outros grandes nomes que defenderam o clube na década de 70. Chiquinho também teve a honra de acompanhar de perto o inicio de carreira do maior de todos, Zico. 

Fez 108 partidas vestindo o Manto Sagrado, sem ter marcado nenhum gol. Foi Campeão Carioca em 1972 e 1974 . Seu alto rendimento no Flamengo lhe rendeu a convocação para a Seleção Brasileira pelo técnico Zagallo, que acreditava muito em Chiquinho, chegando a apontá-lo como um dos maiores zagueiros do mundo. Em 1973 realizou duas partidas, contra Argélia e Bolívia, mas não conseguiu se firmar no time canarinho. 

Saiu do clube em 1974 para jogar no Grêmio, e retornou ao Botafogo em 1975, onde encerrou sua carreira. Após se aposentar Chiquinho se dedicou à vida religiosa, chegando a se tornar vice-presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, sendo um dos responsáveis pela expansão da mesma na Angola e em todo o continente africano. 

Em 2010, com 63 anos de idade, Chiquinho sofreu uma forte torção no joelho e teve que iniciar tratamento, mas seu quadro evoluiu para uma infecção generalizada que não pode ser revertida, e o ex-zagueiro faleceu. 

Chiquinho é um dos Heróis do Mengão!

Um comentário:

  1. Não tive a honra de conhecer como jogador do Flamengo, meu time de coração. Conheci o Chiquinho como religioso. como religioso sei que ele foi meu herói, herói de muitos Brasileiros e muitos Africanos

    ResponderExcluir