terça-feira, 26 de julho de 2011

O Lateral Toninho Baiano


É sempre difícil para um jogador trocar de clube, caso esses sejam rivais. O estoque de paciência da torcida é bem baixo, principalmente se o jogador em questão fez sucesso no rival nos confrontos diretos ou conquistando títulos. Poucos são os casos daqueles jogadores que superam a desconfiança e obtém sucesso no novo clube. Um desses casos é o do lateral direito Toninho Baiano, que veio do Mengão após boa passagem pelo rival Fluminense.

Toninho Baiano era o apelido de Antônio Dias dos Santos, que nasceu no ano de 1948, em Vera Cruz (BA). Começou nas categorias de base do Galícia como ponta-esquerda. Com a contusão do lateral-direito do time, passa a jogar na lateral, chegando aos profissionais em 1967. No ano de 1969 foi vendido ao Fluminense, onde jogou até 1975, sendo Campeão Carioca em 1971, 1973 e 1975, além de conquistar o torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 1970. No clube tricolor tornou-se um jogador polivalente, atuando nas duas laterais e nas duas pontas. 

Em 1976, após o técnico do Fluminense Didi declarar que Toninho sofria de um bloqueio mental, o lateral é envolvido numa troca entre Fluminense e Flamengo. Toninho Baiano, Carlos Alberto Torres, Roberto e Zé Roberto vieram pro Flamengo, enquanto Rodrigues Neto, Doval, Renato e Paulinho Amorim tiveram o dissabor de vestir a camisa tricolor. 

O início de sua passagem não foi fácil para Toninho, pois foi muito perseguido pela torcida, que lhe culpava pela saída do atacante argentino Doval, ídolo do clube. Dono de bom preparo físico, subia constantemente ao ataque, tornando-se uma importante arma ofensiva do time, e não fugia de divididas. Com essas características Toninho Baiano acabou conquistando a torcida, e em 1977, já era visto como um dos melhores laterais do país. As boas atuações com o Manto chamaram a atenção do técnico Cláudio Coutinho, que lhe convocou para a Copa do Mundo de 1978, junto com Nelinho, do Cruzeiro. Foi titular absoluto, só ficando de fora na decisão do terceiro lugar. Fez ao todo 27 partidas e 3 gols pela Seleção. 

Pelo Mengão participou de toda a campanha do Tricampeonato Carioca de 1978/79/79(especial) e do Campeonato Brasileiro de 1980. Em 241 jogos pelo clube, Toninho Baiano marcou 23 gols, número considerado alto para um lateral. Ficou no clube até 1980. 

No ano seguinte, especulava-se que ele ainda seria o lateral da Seleção na Copa do Mundo de 1982, mas sua saída para o Al Nasser da Arábia Saudita, encerrou essa possibilidade. Ficou no clube árabe até se envolver em uma tentativa frustrada de transferência para outro clube do país e voltou ao Brasil no mesmo ano. O Al Nasser, que pedia um valor muito alto para liberá-lo não quis o vender e o jogador ficou parado. Após algum tempo conseguiu uma liminar para jogar pelo Bangu, mas o clube árabe conseguiu cassar a liminar depois de quatro jogos e ele foi obrigado a se aposentar em 1982. Aposentado, passou a se dedicar a uma loja de materiais de construção que conseguiu abrir com o dinheiro recebido enquanto jogador. Toninho morreu de mal súbito no ano de 1999, em Salvador (BA).

Toninho Baiano é um dos Heróis do Mengão!

7 comentários:

  1. Hoje é raro ver um jogador sair de um time e brilhar no rival, ainda mais porque é difícil um jogador sair do time pra jogar no rival, achei bacana a história do Toninho, venceu a desconfiança e brilhou no Fla.Valeu!

    @Iago_Fla

    ResponderExcluir
  2. Meu primo Toninho foi injustiçado ao não ser convocado para a copa de 82. Com certeza seríamos campeão naquele ano. Mas injustiçado ainda pela midia, que esqueceu o jogador e a sua contribuição para o futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Também como primo do grande Toninho, faço das palavras do primo Helder, as minhas....Bando de hipócritas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirei até um foto com ele,a mídia esqueceu do grande jogador que ele foi

      Excluir
  5. olá galera, conheci Toninho aqui em Salvador pouco tempo antes do seu falecimento....um cara super gente boa....fomos uma vez a lavagem do Bonfim uma festa típica aqui em Salvador...para os que não sabem Toninho baiano o grande jogador de todos os tempos passava por dificuldades financeiras....o ser humano nem sempre é reconhecido quando perde o glamour...isso ele me confidenciou pessoalmente....onde estava os grandes clubes que ele atuou ...ele pra mim merecia mais respeito.






    ResponderExcluir
  6. Toninho baiano não está morto não,ele mora no estado de Sergipe,na cidade de Nossa Senhora do Socorro,publicaram que ele morreu sendo mentira!

    ResponderExcluir