quinta-feira, 7 de julho de 2011

Valido, o Herói do título de 1944


Vitória do Mengão sobre o São Paulo por 1 x 0, com gol de argentino, o meia Bottinelli. Nada melhor do que aproveitar o gancho para falar de outro jogador argentino que decidiu um jogo histórico a favor do Mengão com seu gol. Trata-se de Valido, ponta-direita autor do gol que deu o 1° Tricampeonato Carioca da história do clube em 1944. 

Agustín Valido nasceu no ano de 1914, em Buenos Aires. Começou sua carreira de jogador no Boca Juniors da Argentina em 1934, sendo logo de cara Campeão Argentino. No final da temporada se transfere para o Lanús, onde fica até 1937. Nesse ano, faz um amistoso no Rio de Janeiro contra o Flamengo pelo Combinado Becar-Varella e sua atuação atrai a atenção dos dirigentes do clube que acabam o contratando. 

Jogou no Mengão de 1937 até 1943, ano em que “teoricamente” se aposentou. Valido já era ídolo do clube, onde havia conquistado os títulos Cariocas de 1939 e 1942, mas é após a volta de sua aposentadoria que entra definitivamente na galeria dos grandes heróis do clube. 

Em 1944, já aposentado e empresário, Valido vai à Gávea disputar uma pelada com operários da sua gráfica. Seu desempenho enche os olhos do técnico Flávio Costa, que o convida para voltar ao time durante a reta final do Campeonato Carioca. O convite de Flávio Costa acontece porque o treinador não poderia contar com Perácio, que servia ao Exército, Pirilo, com uma inflamação no púbis, Modesto Bria com furunculose, além de Zizinho gravemente doente. Consciente dos desfalques e por amor ao clube, Valido aceita o convite e após ficar um ano e sete meses sem jogar futebol profissionalmente, volta aos gramados logo em um clássico contra o Fluminense. 

O resultado? Uma goleada de 6x1. Porém o esforço durante a partida deixou Valido quase incapaz de andar, devido à falta de ritmo de jogo. Para completar ainda contraiu um resfriado no decorrer da semana decisiva. Flávio Costa não tendo outras opções, não abriu mão da presença do argentino no que seria a partida decisiva contra o Vasco. E mesmo com 39 graus de febre, Valido foi para o jogo. Para a nossa sorte! 

Durante todo o jogo o Flamengo parecia estar jogando com um a menos em campo. Valido apenas fazia número na ponta direita e o Vasco mandava no jogo. Aos 41 minutos do segundo tempo, uma falta é marcada para o Flamengo na lateral esquerda da área vascaína. Na cobrança Vevé cruza para o meio do tumulto, e o febril Valido salta mais que todos os zagueiros vascaínos cabeceando para o fundo das redes. 1 x 0 no final do jogo, sem a possibilidade de qualquer reação para o Vasco. Foi o gol da raça, do amor ao Manto Sagrado. O gol do primeiro Tri. 

O lance gerou muitos protestos por parte dos vascaínos que alegavam que Valido ao ver que não conseguiria cabecear apoiou-se com os dois braços nos ombros do lateral Argemiro, que caiu sentado no lance. O Vasco ainda tentou de todas as formas possíveis invalidar o gol e também a partida. O lance do gol havia sido filmado e os dirigentes cruz-maltinos utilizaram o filme como prova na Federação Carioca de Futebol. De nada adiantou o chororô, pois a Federação não anulou nada e o Flamengo continuou Tricampeão Carioca. 

Valido faleceu com 84 anos no Rio de Janeiro, no dia 23 de fevereiro de 1998. O jogador antes de morrer afirmou que o Flamengo foi a maior emoção de sua vida. Foram no total 143 jogos e 45 gols pelo Mengão.


O polêmico lance de Valido. Foi falta? Deixe sua opinião nos comentários!

Valido é um dos Heróis do Mengão!

4 comentários:

  1. Blog Sensacional! Parabéns!!!!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de conviver com este homem e ele nunca confessou que empurrou o zagueiro para dar a cabeçada fatal.
    Apesar de vascaino, tinha uma grande admiração por ele.
    Pessoa alegre e sempre disposta a ajudar os mais necessitados e um grande ou melhor, um enorme Flamenguista

    ResponderExcluir
  3. O gol de Valido foi valido...ponto final

    ResponderExcluir
  4. Tive o privilégio de conhecer Valido e ser advogado dele. Quando o conheci era um menino de 19 anos atendendo telefone numa imobiliária. Ele foi lá e tive a cara de pau de perguntar se tinha se apoiado nas costas do Argemiro. Perguntou-me se eu era Flamengo ou Vasco. Quando declinei meu coração rubro-negro respondeu-me que não se apoiara. Intrigado, questionei que diferença faria eu ser Vasco ou Flamengo. Sorrindo, maroto, me deu a explicação: garoto, yo trabajo con maderas, con los portugueses. Si me preguntam, digo que si.. me apoye. Um centro avante da vida.

    ResponderExcluir