quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Lâmpada Mágica e a Máquina do Tempo



Fala Nação, agora também sou colunista do blog FlaShow. Pra quem não conhece o blog, há um banner ao lado para acessá-lo. Mais uma forma de tentar dividir com vocês um pouco do que sei, e continuo aprendendo a cada dia, sobre o passado de tantas glórias do nosso Mengão. Esse foi meu post de estreia lá.

Todos tivemos que aprender História no colégio, para conhecer nosso passado e entender o que se passa no presente. Como não existe uma escola ou faculdade para aprendermos sobre o Flamengo, temos como OBRIGAÇÃO procurar informações sobre a história do nosso clube de coração. 

Por que eu disse que é obrigação conhecer nossa história? Porque o Flamengo sobreviveu à saída de muitos GÊNIOS do futebol brasileiro que atuaram pelo clube, como Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Zizinho, Zico, entre outros. Conhecendo a história talvez as novas gerações, onde eu me incluo, aprendam a não choramingar tanto quando algum ex-jogador do clube que seja considerado ídolo vá jogar em outro clube do país, como nos recentes casos do Adriano e Ibson que causaram um tremendo chororô pelas redes sociais. Convenhamos, essa não é nossa praia, certo?

Tenho 25 anos e não pude ver 99% dos grandes jogadores da história do clube, o que é pra mim uma grande frustração pessoal, já que infelizmente nunca poderei realizar. Quer dizer, posso até realizar, mas precisarei de um pouco de mágica.

Conhece aquela história do Alladim e a lâmpada mágica, né? Gênio, pedidos. Pois bem, se por algum milagre eu encontrasse essa lâmpada, saberia exatamente o que pedir, sem pensar duas vezes. Como o gênio esta trancafiado naquela lâmpada por milênios, provavelmente sairá com muito mau-humor e reduzirá meu pedido para um só. Pra quem não lembra existe uma regra que impede que o gênio “faça alguém se apaixonar por você”, ou seja, chance zero de conseguir a Paola Oliveira ou a Scarlett Johasson. Dinheiro também não pediria, é só trabalhar que se consegue. Muito ou pouco, dependerá do seu talento, dedicação e de uma dose de sorte. Se você for jogador de futebol acrescente nessa lista um empresário influente.

Eu pediria uma “máquina do tempo” pra poder voltar ao passado e assistir ao menos alguns jogos de cada um desses craques que não pude ver. Começaria minha jornada por 1914/15, acompanhando PíndaroSidney Pullen e Ricardo Riemer na conquista dos primeiros títulos do clube. Passaria em 1927 para assistir Moderato  logo após uma cirurgia de apêndice marcar o gol do título Carioca. Na década de 30 acompanharia Leônidas da Silva marcar seus 153 gols em 149 jogos pelo clube. Em seguida assistiria JurandirBiguáNewton, Domingos da Guia, Jaime de AlmeidaModesto Bria, Zizinho, Vevé, ValidoPirilo e Perácio conquistarem o primeiro Tricampeonato Carioca da história do clube.

Mudança de década. Vou para 1953 acompanhar PavãoJordanDequinhaRubens, Joel, Zagallo, Evaristo e Dida durante toda a conquista do segundo Tricampeonato Carioca do clube. Em 1961, alguns deles se juntariam a Joubert e Carlinhos na conquista do Torneio Rio-São Paulo. Eu, óbvio, estaria lá os aplaudindo de pé.

Nova mudança de década, vou pro final dos anos 70 acompanhar todos os passos de um certo Galinho de Quintino. Assistiria a conquista do Tri-Tricampeonato Carioca e toda a trajetória do time que nos daria três Brasileiros, a Libertadores e o Mundial. Choraria ao ver Zico partir pra Europa. Mas ficaria radiante, anos mais tarde, com seu retorno e a conquista do Tetra Brasileiro. No início dos anos 90 veria a conquista da Copa do Brasil e do Penta, sobre o comando do Maestro Júnior.


Se alguém criar, me interesso em comprar.

Talvez toda essa viagem no tempo viria a me trazer alguns sérios problemas de saúde. Não me preocupo. Se o preço a ser pago para assistir a esses GÊNIOS do Flamengo for a minha vida, eu pago. Morreria feliz, e realizado.

SRN!

Nenhum comentário:

Postar um comentário