quarta-feira, 1 de junho de 2011

Você conhece o Dequinha?


Quando decidi criar o blog, fiquei pensando sobre qual dos nossos heróis falaria no post de estreia. Entre tantos jogadores da vasta lista de craques que defenderam o nosso Manto, quem seria o primeiro? Falar sobre o Deus Zico, ou qualquer outro jogador daquele esquadrão de 1981, seria muito óbvio, e pouco impactante para um "lançamento". Para chamar a atenção deveria ser um dos grandes heróis que pouco são valorizados pelo clube, o que faria com que talvez até alguns dos mais fanáticos conhecedores do Mengão o desconhecessem. Vendo o meu acervo sobre o Mengão (que incluem livros, revistas e jornais antigos), encontrei uma escalação do time do Flamengo de todos os tempos, da Série Grandes Clubes, publicada pelo Lance! em 1999. Como camisa 5, desse que seria o Flamengo perfeito, estava Dequinha. Pronto, escolha feita! Tenho certeza de que muitos rubro-negros pouco sabem desse grande Herói do Mengão!

Confesso que "conheço" o Dequinha faz apenas 3 anos. Após o FlorminenC ser vice da Libertadores em 2008, em um dos intervalos de aula na faculdade, tirando onda com a cara de amigos tricoletes, desafiei um deles a encontrar mais de 10 ídolos tricolores. Depois de uma semana, este amigo postou em nossa comunidade no orkut a lista, bem forçada, com cerca de 20 jogadores considerados ídolos por eles. Não satisfeito, o fanfarrão me desafiou a encontrar o mesmo número de ídolos do Mengão que não fossem da geração de 80. Como bom flamenguista, aceitei o desafio, e um dia depois postei uma lista com no minímo o dobro da postada por ele. "Descobri" vários jogadores que até então não conhecia, entre eles estava o Dequinha.

Dequinha era o apelido de José Mendonça dos Santos, jogador que atuou pelo Mengão como volante e algumas vezes até como lateral. Nascido em Mossoró (RN), fez sucesso no Nordeste atuando pelo Atlético de Mossoró, Potiguar, ABC e América-PE, antes de se transferir para o Flamengo em 1950, onde jogou até 1959. Com o Manto Sagrado conquistou 14 títulos, sendo o mais importante a conquista do Tricampeonato Carioca em 1953/54/55. Atuou em 384 jogos e marcou 8 gols pelo clube. Além disso, jogando pelo Flamengo, chegou à Seleção Brasileira, disputando a Copa do Mundo da Alemanha, em 1954.

Sua contratação envolveu um fato curioso. Dequinha era um mito no futebol nordestino, e quando o Mengão quis contratá-lo, os torcedores do América-PE tentaram impedir a venda do craque. Para nossa sorte, o presidente do clube pernambucano, Rubem Moreira, era flamenguista doente, e autorizou a venda do craque assim mesmo. Tudo pelo amor ao Mengão!

Dequinha era dono de um estilo clássico e possuia um toque de bola requintado, sendo considerado um dos últimos grandes centro-médios do futebol brasileiro. Possuia uma ótima resitência física para a época, o que lhe permitia auxiliar o meia Rubens na criação das jogadas de ataque do time, além de proteger a defesa. Era conhecido pelas grandes arrancadas e pelos longos lançamentos que gostava de fazer. Ao se aposentar cedeu lugar ao então promissor Carlinhos.

Numa época onde temos que "aturar" o Cazaubê Jr. (vulgo Fernando) com o Manto, nada melhor do que relembrar um dos grandes volantes que atuaram pelo Flamengo.

Dequinha é um dos Heróis do Mengão!

4 comentários:

  1. "A rubens,dequinha e pavão,nossa gratidão"

    Show de bola o post!

    SRN

    @felipegodinho1

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post.Confesso q nunca tinha ouvido falar dele.Gostei da idéia de falar de jogadores de q ninguém fala.
    O post é uma pequena aula sobre o Fla.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Show o post... muito maneira essa parada de falar de jogadores "desconhecidos pela maior parte da Nação Rubro-Negra, mas que representaram e honraram o manto sagrado sendo importantes.
    até favoritei teu blog aqui já tbm como outros que fiz rs... e recomendo para geral fazer o mesmo, pq muitos de nós mais novos não conhecemos e nem nunca ouvimos falar em muitos jogadores importantes antigos.

    Parabéns, brother! #SRN

    @jr_ribeiro_crf

    ResponderExcluir
  4. E já "conhecia" o Dequinha por ouvir o meu pai falar rs.

    ResponderExcluir