segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nonô, o artilheiro dos anos 20



Após mais um jogo do Mengão em que ficamos decepcionados com o poder ofensivo do time, refém do rodízio dos fracos atacantes do atual elenco, é consenso entre a torcida que precisamos de um matador, daqueles que impõem medo à zaga adversária. A torcida que acompanhava o clube durante a década de 20 sabe bem o que é  isso, porque naquela época existia um grande atacante que assombrava a zaga adversária, o artilheiro Nonô.

Nonô era o apelido de Claudionor Gonçalves da Silva, atacante nascido no Rio de Janeiro em 1899. Jogador de grande estatura, utilizava-se dessa característica para assombrar as zagas adversárias e deixar a sua marca de artilheiro. Nonô foi o maior artilheiro do clube durante a década de 20, e é até hoje o 14° maior artilheiro da história do clube, tendo marcado 123 gols em 143 jogos disputados, no período de 1920 até 1930. Pelo clube, conquistou três Campeonatos Cariocas, em 1921/1925/1927. Além disso, fez parte da geração que profissionalizou o futebol no clube.

Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Nonô iniciou sua carreira no Palestra Itália, o atual Palmeiras, em 1919, sendo Campeão Paulista em 1920. O bom desempenho na campanha do time despertou o interesse do Flamengo, que o contrataria ainda naquele ano. 

No ano seguinte Nonô mostra a que veio, e com 11 gols é o artilheiro do Campeonato Carioca, ajudando o clube na conquista do Bicampeonato em 1921, formando uma bela dupla com Sidney Pullen. Em 1923 repete a dose, é artilheiro novamente do Carioca, mas dessa vez com 17 gols. 

Para quem achava que já estava bom, o melhor de Nonô ainda estava por vir, pois em 1925 alcança a artilharia do Carioca com incríveis 29 gols, sendo peça-chave no time que conquistaria o Campeonato Carioca daquele ano. Na temporada atingiria a marca de 30 gols em 21 partidas.

Infelizmente a carreira de Nonô é interrompida de forma precoce, aos 32 anos, pois em 1931 vem a falecer de tuberculose. Certamente teria feito ainda mais gols, ajudando o clube durante mais alguns anos, talvez com ainda mais conquistas.

Nonô é um dos Heróis do Mengão!

Um comentário:

  1. Nonô da uma forcinha pro time, maanda vibraçoes positivas, tammo precisando (: USHUSHAUHS
    É bom ver qe o Flamengo seempre teeve bons jogadores, qe se destacavaam,faziam gols e nos davam titulos!
    inspiração nao falta pros atuais jogadores ne?!

    Otimo post, coomo sempre *-*
    beijos
    SRN

    @paamsousa

    ResponderExcluir