quinta-feira, 23 de junho de 2011

O raçudo Jadir

Jadir demonstrando toda a sua raça em disputa de bola.
Jadyr Egídio de Souza, nascido em São Paulo no ano de 1930, foi um quarto-zagueiro que marcou época defendendo o Flamengo entre os anos de 1952 e 1962, período em que entre outros títulos, conquistou o segundo Tricampeonato Carioca da história do clube em 1953/54/55 e o Torneio Rio-São Paulo de 1961. Atuou em 501 jogos pelo clube, sendo o 9° jogador com maior número de partidas pelo clube, e marcou 8 gols.

Apesar de ser paulista, começou a sua carreira no Flamengo. Aos 22 anos de idade estreia como profissional num time que tinha grandes nomes como Zagallo, Dequinha e Jordan, tendo a ingrata tarefa de substituir o paraguaio Modesto Bria, ídolo do clube que havia se aposentado. Jadir era um zagueiro forte, raçudo e eficiente no jogo aéreo, sendo conhecido pelo seu empenho exagerado dentro de campo. Era um marcador duro, apesar de jamais ser desleal com os adversários, sendo um dos grandes representantes da famosa Raça rubro-negra.

Apesar de ter estreado em 1952, é apenas no ano seguinte que vem seu primeiro título de expressão, o Campeonato Carioca de 1953, formando com Dequinha e Jordan uma linha defensiva intransponível pelos adversários. Após esse título sucederiam os campeonatos de 1954 e 1955, que representariam o segundo Tricampeonato Carioca do clube. As boas atuações de Jadir o levariam até a Seleção Brasileira, onde atuou por seis jogos entre os anos de 1957 e 1961, sem marcar nenhum gol.

Depois de dez anos defendendo o Manto Sagrado, Jadir se transfere para o Cruzeiro, mas acaba fazendo apenas uma única partida pelo clube mineiro. Acaba posteriormente assinando com o Botafogo, onde conquista o Campeonato Carioca de 1962. É pelo clube alvinegro que encerra a sua carreira de jogador, no ano de 1963, com 33 anos de idade. Já depois de pendurar as chuteiras, Jadir vem a falecer no ano de 1977.

Jadir é um dos Heróis do Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário