domingo, 5 de junho de 2011

Xвала Дејан Петковић



Acaba de se despedir nesse domingo, em jogos oficiais, o MAIOR jogador estrangeiro da história do Flamengo e certamente o maior ídolo dos últimos 15 anos do clube: Dejan Petkovic. Pet foi responsável por um dos momentos mais incríveis vividos pelos rubro-negros de todas as gerações, o golaço de falta aos 43 minutos do segundo tempo que garantiu o Tricampeonato Carioca em 2001 em cima do rival Vasco. Além disso, foi o comandante da incrível arrancada que culminou no Hexacampeonato Brasileiro em 2009. Nada mais justo do que o blog Heróis do Mengão o homenagear nesse post.

Nascido em Majdanpek na Sérvia, antiga Iugoslávia, Petkovic começou a carreira no Radnički Niš em 1988, quando se tornou o jogador mais novo a disputar uma partida profissional com 16 anos e 15 dias. Em 1992 transferiu-se para o Estrela Vermelha, um dos maiores clubes do país. O bom futebol apresentado chama a atenção do Real Madrid que lhe contrata em 1995, mas acaba não o utilizando por escolha do treinador Jorge Valdano. O clube espanhol acaba o emprestando inicialmente para o Sevilla, e depois para o Racing Santander. A falta de oportunidades no clube merengue faz com que o jogador aceite uma inversão ao fluxo normal de transferências internacionais, e troque a Europa pela América do Sul, em 1997, acertando com o Vitória-BA.

Como um jogador europeu troca o Real Madrid pelo Vitória-BA? Petkovic aceita a proposta do clube baiano acreditando em um dirigente baiano que diz ao sérvio que o clube era o atual campeão brasileiro, quando era na verdade apenas o campeão baiano. Com a camisa do clube baiano, Pet chama atenção pelas ótimas atuações e pelos muitos gols feitos. Os atrasos salariais constantes do clube acabam influenciando na sua saída rumo ao Venezia-ITA, em 1999. Na Itália o jogador não se adapta ao estilo de jogo do time e no final do ano começa a negociar seu retorno ao Brasil, dessa vez pra jogar no clube onde faria história, o Mengão!

Pet é contratado pelo Flamengo através da parceira do clube na época ISL, empresa de marketing esportivo que viria a falir anos depois. A contratação envolveu suspeitas de irregularidades financeiras, que posteriormente vieram a influenciar no impeachment do entäo presidente do clube, Edmundo dos Santos Silva.

Em campo, Pet estreia no Mengão contra o Santos, no Torneio Rio-São Paulo, fazendo gol e sendo um dos destaques da goleada do Flamengo por 4 a 1. Começa bem, tendo bom desempenho no Campeonato Carioca, mas acaba indo para o banco de reservas após a mudança de técnico no clube, sendo reserva do time no Bicampeonato Carioca de 2000. Só retorna ao time titular durante o Campeonato Brasileiro e apesar do time não se classificar para a outra fase, Pet comanda o time e tem atuações memoráveis, como na goleada por 4 x 0 sobre o Vasco, que seria o campeão naquele ano. Acaba sendo o artilheiro do time na temporada, com 28 gols.

Em 2001 vem a consagração de Petkovic. No Campeonato Carioca é um dos destaques do time durante toda a campanha, apesar dos vários problemas, como salários atrasados, que quase o tiraram do jogo final (quando foi convencido pelo amigo Wilsão a jogar a final), e dos problemas de relacionamento com a outra estrela do time, o atacante Edilson. O problema entre os dois começou com a disputa pela camisa 10, preferida e sempre usada por Edilson, mas que no Flamengo era de Pet, direito estabelecido no contrato do sérvio.

A relação conturbada entre os dois, entretanto, não afeta o time na final contra o Vasco, quando precisando de uma vitória por dois gols de diferença, o time vence por 3 x 1, com dois gols de Edilson, sendo um deles com uma assistência PERFEITA de Pet, e o gol esPETácular de falta aos 43 minutos do segundo tempo, que leva a todos nós rubro-negros ao delírio toda vez que revemos o lance.

E pensar que esse gol quase não acontece devido a uma "pegadinha" do lateral direito Maurinho, companheiro de quarto do sérvio. Após chegar à concentração, já tarde, Pet foi para seu quarto, e Maurinho usando um programa de computador, que segundo ele era "mágico" e respondia a qualquer pergunta sobre o futuro, pediu para Pet fazer uma pergunta. "Quem decidirá a partida?", perguntou Pet. E o programa respondeu "o camisa 10". A intençäo era motivar Pet, mas após o gol de empate do Juninho Paulista, 10 do Vasco, Pet achou que "o escolhido" era o outro. Ao perceber o abatimento do sérvio, Maurinho desesperadamente confessa a brincadeira, ao digitar a pergunta na verdade Maurinho digitava a resposta, e Petkovic "entra" no jogo.

Meses depois o time conquista a Copa dos Campeões no Nordeste em cima do São Paulo, de Kaká e Luis Fabiano, com direito a replay do gol de falta, dessa vez sobre o goleiro Rogério Ceni. O time era apontado naquele momento como o melhor do Brasil, mas tal status não é acompanhado de uma boa campanha no Brasileiro, onde o time luta para não cair, escapando nas últimas rodadas.

O bom desempenho do time fica restrito à Copa Mercosul, onde chegamos na final, mas uma crise na Argentina, dias antes do jogo decisivo, adia o jogo. Sem muitos dos jogadores que participaram da campanha, já que o título é disputado somente em 2002, o clube perde nos pênaltis. Meses depois Pet, após desentendimentos com a diretoria do clube por conta de salários atrasados, sai do clube e assina com o Vasco.

No Vice, entre idas e vindas à China e Arábia Saudita, conquista o último título de série A do clube, o Carioca de 2003. À partir daí, o sérvio roda por vários clubes do país, começando pelo FlorminenC, onde foi um dos melhores do campeonato Brasileiro, e passa por Goiás, Santos e Atlético-MG, todos sem muito sucesso. No início de 2009, Pet estava sem clube e era dado como aposentado por todos. Menos pra ele.

O meia negocia um abatimento na dívida que o clube possuía com ele, em troca de um contrato com o clube. Acordo feito, Pet é contratado, o que gera insatisfação do então treinador Cuca e do Vice de Futebol, Kleber Leite. O jogador só passa a ter oportunidades na equipe após a saída da dupla, e com Andrade assumindo o comando da equipe. Melhor para o Pet. Melhor para a Nação!

Pet assume aos poucos a vaga no time titular, e para surpresa da imprensa e de parte da torcida que ficou receosa da contratação, começa a comandar a equipe numa tal reação que leva o time da décima-quarta posição para as primeiras colocações. Entre tantas ótimas atuações, destaque para as partidas contra o Palmeiras no Parque Antártica, onde marcou os dois gols da vitória, sendo um deles olímpico, e contra o Atlético-MG no Mineirão, onde marca outro gol olímpico. Dessa vez não caberia à Pet a honra de marcar o gol do título, e sim ao zagueiro Ronaldo Angelim, mas foi dele a cobrança do escanteio, assim sendo o dono da assitência. Pet é eleito pelo jornal Lance! o melhor jogador do Campeonato Brasileiro e entra definitivamente na galeria dos grandes ídolos do clube, ao tirar o Mengão de uma fila de 17 anos sem a maior competição nacional. No final do ano se torna o quinto estrangeiro a colocar os pés na Calçada da Fama do Maracanã.

Talvez fosse melhor para o Pet ter encerrado ali sua carreira, mas nem ele e nem a Nação pensaria nisso naquela hora. Em 2010, Petkovic volta das férias depois de todos, permitido pela diretoria devido às diferenças do calendário sérvio, demora a entrar em forma, e em um intervalo de jogo contra o Flu em que foi sacado no intervalo, discute com Marcos Braz, diretor de futebol. Pouco tempo depois, discute no intervalo de um jogo pela Libertadores com o goleiro Bruno, o capitão da equipe. Em um ano complicado para o clube, Petkovic oscila entre a titularidade e o banco de reservas, mas sempre adorado pela torcida, sendo um dos poucos jogadores poupados das críticas. No ínicio de 2011 Pet é afastado do grupo pelo técnico Luxemburgo, e só volta a treinar com o elenco principal pouco antes do seu último jogo.

Petkovic fez ao todo 198 jogos e marcou 57 gols com a camisa do Mengão, sendo 15 deles de falta, 14 de pênalti e 4 olímpicos. Atuou com a 10 em sua primeira passagem, e na segunda passagem jogou ora com a 10, ora com a 43, usada quando a 10 esteve ocupada. Pet é o jogador estrangeiro que mais jogos disputou no campeonato Brasileiro e também o que mais gols marcou, 83 gols em 269 jogos. A Nação sentirá saudades...

Petkovic é um dos Heróis do Mengão!

Um comentário:

  1. Excelente post sobre a carreira do nosso , eterno ídolo , Pet ! Conseguiu ser objetivo e falar de forma agradável ! Gostei muitoo! Parabéns !

    #SRN

    @Mariana_Cunhaa

    ResponderExcluir