domingo, 10 de julho de 2011

Pirilo, o 5° maior Artilheiro do Flamengo



Em 1945, no estádio de São Januário, o Flamengo aplicou a maior goleada de toda a história em um Fla-Flu. Comandado por Pirilo, que marcou quatro vezes, o Flamengo venceu a partida por 7x0. Mas quem foi Pirilo?

Centroavante rápido, de drible cortante e excelente visão de jogo, Pirilo chegou ao Flamengo em 1941, com a responsabilidade de substituir o grande Leônidas da Silva, que após ter brigado com a diretoria do clube seria vendido ao São Paulo. E aos poucos, fazendo muitos gols fez a torcida esquecer Leônidas. Com a incrível marca de 201 gols em 236 jogos, Pirilo é o quinto maior artilheiro da história do Flamengo, só perdendo em número de gols para Zico, Dida, Henrique e Romário. 

Silvio Pirilo Cesarino nasceu em Porto Alegre, no ano de 1916. Começou sua carreira em 1934, pelo Americano, antigo clube gaúcho. Foi para o Internacional, onde jogou entre 1936 e 1939, e lá começou a ganhar notoriedade ao substituir o centroavante Mancuso, maior ídolo do futebol gaúcho na época. Seu sucesso chamou atenção e logo foi contratado pelo Peñarol, numa época em que o futebol uruguaio costumava levar vários dos nossos principais jogadores. 

Durante uma excursão a Montevidéu, o então técnico do Flamengo, Flávio Costa, viu Pirilo em ação e recomendou sua contratação ao clube, que estava procurando desesperadamente um atacante goleador para substituir Leônidas da Silva. O Peñarol não pediu muito pelo seu passe, cobrando a quantia de vinte e cinco contos. Tal valor gerou dúvidas na torcida, “será que um jogador que custava vinte e cinco contos poderia substituir Leônidas?”. Pirilo veio para o clube sem saber que o Flamengo iria vender Leônidas e que ele teria de lutar contra o inventor da bicicleta. 

Fez sua estréia com o Manto Sagrado em 4 de maio de 1941, marcando três gols na goleada por 5x2 sobre o Madureira. Pirilo é o atacante com o melhor desempenho nas primeiras dez partidas pelo clube, com 14 gols marcados. Tal desempenho lhe rende o recorde de gols em uma mesma edição do Campeonato Carioca, com 39 gols. A maior marca anterior era exatamente de Leônidas, com 30 gols. 

Apesar do seu alto rendimento, o clube não é campeão, perdendo o título para o Fluminense, após a partida final terminar empatada em 2x2, sendo o autor dos dois gols do Flamengo. Esse jogo ficou conhecido como  o “Fla-Flu da Lagoa”, devido ao fato dos jogadores do Fluminense temendo a vitória do Flamengo, chutavam a bola para a Lagoa Rodrigo de Freitas para retardar o jogo. Como era preciso ir buscar a bola com barcos de remo, perdia-se muito tempo e o Flamengo não conseguiu vencer o jogo. 

Nos anos seguintes Pirilo conquistaria o primeiro Tricampeonato Carioca do clube, formando o histórico ataque com Valido, Zizinho, Perácio e Vevé. Foi pelo clube que chegou à Seleção Brasileira em 1942, fazendo cinco jogos e marcando seis gols. 

Pirilo teve um inimigo no futebol, Spineli jogador do Fluminense. No meio de um Fla-Flu, Pirilo e Spineli saltaram para cabecear uma bola. Ao descer da dividida, Spineli leva a mão à boca, e depois se vira para Pirilo tentando-lhe socar. O soco de Spineli passou por cima da cabeça de Pirilo, que se abaixou. O árbitro viu o lance e expulsou Spineli. Não adiantou Spineli mostrar sua boca sangrando e com quatro dentes da frente amolecidos, o árbitro não havia visto o lance de Pirilo. Depois disso, Pirilo ganhou má fama, bastava que ele entrasse na área para as pessoas ficarem esperando um lance maldoso. Em outro jogo, no Pacaembu, Pirilo deu outro soco em Spineli, mas dessa vez o soco de Spineli lhe atingiu. Os dois foram expulsos pelo juiz. Algum tempo depois Pedro Amorim, outro jogador do Fluminense, apresentou um jogador ao outro, e após muitas conversas os dois se entenderam virando até amigos. 

Pirilo ficou no Flamengo até 1947. Foi para o Botafogo em 1948 e também teve que fazer a torcida esquecer um grande ídolo do clube, Heleno de Freitas. Mais uma vez, conseguiu o feito, sendo Campeão Carioca no ano de sua estreia, ajudando a quebrar um jejum que se estendia desde 1935. Ficou no clube alvinegro até se aposentar em 1952. 

Após encerrar a carreira, tornou-se um treinador de sucesso, chegando inclusive a comandar a Seleção Brasileira. No comando da Seleção ficou marcado por ser o primeiro técnico a convocar o jovem Pelé, em 1957, para a disputa da Copa Roca contra os argentinos no Maracanã. Pirilo faleceu em 1991.

Pirilo é um dos Heróis do Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário