segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Monstro Merica



Valdemiro Lima da Silva, o Merica foi um volante que jogou no Flamengo entre 1975 e 1978. Nascido no ano de 1953, em Santo Amaro da Purificação (BA), começou sua carreira defendendo outro Flamengo, o time do seu bairro. Em seguida foi para o Ideal de Santo Amaro, ainda como amador. Em 1973 transferiu-se para o Atlético de Alagoinhas (BA), onde começou jogando de meia-esquerda. Já atuando mais recuado, chamou a atenção junto com seu companheiro Dendê, do comentarista da Rádio Tupi, Carlos Marcondes que cobria uma partida do seu time. Foi indicado para o Flamengo e para o Vasco, e acabou indo com seu companheiro de clube para o Mengão. 

Sozinho em uma cidade grande, Merica sofreu de saudades da família até conseguir se adaptar ao Rio de Janeiro. Foi através de seus companheiros de clube que o tímido jogador foi se soltando. Rondinelli, Zico, Júnior e principalmente Geraldo, foram os responsáveis por enturmar o jogador através de muitas brincadeiras e zombações. 

Merica tinha a missão de substituir Liminha, que perto de sair do time lhe apontou como seu substituto ideal. Baixo, era muito raçudo, veloz e jogava para o grupo. Aplicado taticamente era muito eficiente no combate. Se tornou titular absoluto do time e caiu nas graças da torcida. Foi num amistoso contra o Internacional a partida que lhe alçou a esse posto. Caçapava era um jogador com fama de jogar duro, mas ao disputar uma bola com Merica, recuou e tirou o pé na dividida. 

Em 1976 em um clássico Fla x Flu, foi expulso após Rivelino lhe acertar sem bola e forjar um revide. O árbitro Airton Vieira de Morais caiu na cena do tricolor e expulsou injustamente Merica, que partiu pra cima de Rivelino numa tentativa, sem êxito, de justificar o cartão recebido.

Uma série de contusões fez com que perdesse sua vaga no time, e acabou saindo do clube em 1978, antes do início da explosão do time que viria conquistar o Tricampeonato Carioca, os Brasileiros, a Libertadores e o Mundial. Fez 183 jogos e marcou nove gols, conquistando onze títulos pelo clube, mas nenhum deles de expressão. 

Merica passou ainda por América (RJ), Sport (PE) e Confiança (SE). Hoje mora em Alagoinhas (BA) onde ainda disputa suas peladas. 

Merica é um dos Heróis do Mengão!

12 comentários:

  1. alguem lembra o numero da camisa dele?

    ResponderExcluir
  2. No. 5. O narrador da Rádio Globo dizia: " Dividida é com ele mesmo!" Saudades de um jogador raçudo, Vlw, Merica!

    ResponderExcluir
  3. Lembrando: nosso saudoso Jorge Curi, mineiro de Caxambu.

    ResponderExcluir
  4. Lembrando: nosso saudoso Jorge Curi, mineiro de Caxambu.

    ResponderExcluir
  5. Oi amigos, moro aqui na cidade de Alagoinhas Bahia , e é com grande prazer em lhes falar que sou vizinho do meu grande amigo e ex-jogador do Mengão o nosso Merica.

    ResponderExcluir
  6. Cara na época eu tinha 16 anos fui a um jogo do sport e Sta Cruz na Ilha não quis nem ver o jogo e sim só queria ver o MERICA jogar o cara jogava muito não se faz mais volante como antigamente. Gostaria de vê-lo na data de hj pessoalmente agradeço e obg

    ResponderExcluir
  7. Lembro com saudosismo o Atlético de Alagoinhas com Merica e Dendê no meio campo, Helio de lateral direito o eterno guerreiro o zagueiro Silva Paraíba e Ênio era fantástico os domingos com jogo no Carneirão

    ResponderExcluir
  8. ESSE SIM ERA VOLANTE DOS MELHORES. HENÁGIO, OUTRO CRAQUE, E QUE DEFENDEU O MEU AMADO SANTA CRUZ, DISPUTOU GRANDES DUELOS COM O MERICA PELO CAMPEONATO PERNAMBUCANO. DAVA GOSTO DE VÊ-LOS DE JOGAR.

    ResponderExcluir
  9. HENÁGIO, POR SINAL, ANOS DEPOIS, TAMBÉM JOGOU PELO FLAMENGO. CHEGOU CRIANDO MUITAS EXPECTATIVAS, MAS NÃO RENDEU O ESPERADO.

    ResponderExcluir