quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nem a apendicite parava Moderato...



Até onde vai o amor de um jogador pelo clube? Falar nisso hoje em dia parece papo de gente inocente, pois esse "amor" acaba quando pinta a primeira "proposta irrecusável". Mas isso é de hoje, antigamente existia sim AMOR ao clube. Nós já vimos aqui no blog atletas que voltaram da sua aposentadoria para atuar pelo Mengão, casos de Píndaro em 1920 e Valido em 1944. Mas ninguém arriscou sua vida pelo clube como Moderato.

Moderato foi um ponta-esquerda do Flamengo de 1923 a 1930, que defendeu o Manto em 147 jogos, marcando 27 gols. Esse desempenho lhe garantiu a marca de sétimo maior artilheiro do clube na década de 20. Conquistou os Campeonatos Cariocas de 1925 e 1927. 

No Campeonato Carioca de 1927, Moderato jogou com uma cinta para se proteger da cirurgia de apendicite que havia feito há alguns dias. A torcida só foi saber disso depois e Moderato se tornou ainda mais do que um ídolo do clube, tornou-se um herói! Nas palavras de Ruy Castro: “A idéia de que Moderato pudesse morrer em campo, com os pontos estourados e o sangue confundindo-se com o vermelho da camisa – tudo isso pelo Flamengo – era demais para o homem comum”. 

Moderato Wisintainer era gaúcho de Alegrete, nascido em 1902. Começou sua carreira como jogador de futebol em 1920, no 14 de Julho de Livramento, uma equipe local. Após um ano jogando pelo clube gaúcho, foi para Minas Gerais jogar no Palestra Itália, hoje Cruzeiro. No clube mineiro jogou dois anos e foi contratado pelo Flamengo, em 1923. Foi no Mengão que atingiu o ápice de sua carreira, o que lhe rendeu a convocação para a Seleção Brasileira, disputando a Copa América de 1925. 

Fez sua estréia pelo clube em 27/05/1923, numa goleada de 4 x 1 contra o Botafogo. Fez inúmeras boas partidas pelo clube, o que lhe rende um lugar na disputa entre os melhores pontas-esquerdas da história do clube. Apesar disto, só vem conquistar um título pelo clube em 1925, onde ao lado de grandes nomes, como Nonô é Campeão Carioca. Nesse mesmo ano conquistaria ainda outros quatro títulos menores. O grande momento de Moderato estaria por vir. 

Em 1927 o Flamengo inicia o Campeonato Carioca perdendo de 3 x 1 para o Vasco e de 9 x 2 para o Botafogo, a maior derrota do Flamengo em jogos oficiais. Apesar do péssimo inicio o clube obtém uma reação inacreditável por todos na época, criando então a mística de que sua camisa jogava sozinha. Após conseguir ir vencendo todos seus adversários, o clube chega em igualdade de pontos com o América, 25 pontos, tendo o Fluminense na cola com 24 pontos. Flamengo e América fariam então do confronto direto uma decisão, já que a competição era em pontos corridos. Se houvesse um empate o Fluminense acabaria sendo o campeão, pois já havia vencido seu jogo e feito 27 pontos. 

O problema é que em junho, o Mengão perde seu grande jogador, Moderato, que após uma crise de apendicite é submetido a uma cirurgia. Vale ressaltar que em 1927, essa era uma cirurgia delicada já que os avanços na Medicina ainda eram limitados. Sabendo da importância do jogo, e ainda mais, da sua importância no time, o ponta-esquerda vai para o jogo decisivo com uma cinta para proteger os pontos da cirurgia de apêndice que tinha realizado. 

O Flamengo começa o jogo na frente com gol de Nonô. No início do segundo tempo é a vez de Moderato marcar, 2 x 0. Então vem o gol do América, e como consequencia a pressão pelo gol de empate. O Mengão então põe pra valer toda a sua mística raça, e com muita garra e vontade, agüenta a pressão e de forma heróica conquista o Campeonato Carioca de 1927. Dentre todos os Heróis do Mengão é impossível não destacar Moderato, que pelo seu amor ao Flamengo, subestimou sua saúde e arriscou sua vida para ser campeão, sendo premiado com o gol do título. 

Em 1930, Moderato torna-se o primeiro gaúcho a ser convocado para a Seleção Brasileira, sendo chamado para disputar a primeira Copa do Mundo no Uruguai. Jogou apenas uma partida, contra a Bolívia, e fez 2 gols, tornando-se o primeiro jogador do Flamengo a ter disputado e a ter marcado um gol pela Seleção na Copa do Mundo. Fez no total cinco jogos e marcou apenas esses dois gols. 

Após a Copa do Mundo Moderato sai do Flamengo e retorna a sua cidade natal. Lá joga por dois anos no Guarany, conseguindo ser vice campeão gaúcho, após perder a decisão para o Internacional. Em 1932, Moderato se aposenta do futebol. Morreu em 1986, com 83 anos.

O ponta-esquerda esta imortalizado no samba Memórias de um Torcedor, de Wilson Batista e Geraldo Gomes, no trecho: “Confesso que tristeza em mim é mato, pois lembro dos áureos tempos do Amado, Penna, Hélcio e Moderato". 

Moderato é um dos Heróis do Mengão!

2 comentários:

  1. Excelente texto! Até então eu não conhecia a história de Moderato. Quase me emocionei ao ver que ele jogou com uma cinta e fez o gol do título, isso mostra que o Flamengo já teve ídolos que amou a camisa.
    Hoje no futebol em geral, não vemos isso.

    Parabéns Rafael! SRN

    Iago Alves - @Iago_Fla

    ResponderExcluir
  2. Pois é Iago... e tem muito jogador considerado ídolo hoje em dia que por qualquer machucadinho fica de fora de partidas importantes...

    SRN!

    ResponderExcluir