quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O arisco e driblador Vevé



Hoje em dia quando assistimos aos jogos do Flamengo e sentimos o time lento e com pouca ofensividade pedimos das arquibancadas, ou de casa, a entrada do jovem Negueba. Jogador que parte pra cima dos adversários com seus dribles rápidos, o prata-da-casa é sinônimo de futebol ofensivo e alegre. Décadas atrás era outro jogador franzino que fazia a alegria dos torcedores do Mengão com seus dribles, Vevé!

Vevé foi um ponta-esquerda arisco e driblador que atuou no Flamengo de 1941 até 1948. Fez 213 jogos com o Manto Sagrado e marcou 92 gols. É considerado um dos mais ofensivos pontas da história do Flamengo, brigando com Moderato, Zagallo e Paulo César Lima pela "vaga" de ponta-esquerda no time do Flamengo de todos os tempos.

Vevé, o Everaldo Paes de Lima, nasceu em Belém-PA no ano de 1918. Começou sua carreira jogando pelo Remo. Em 1939 se transfere para o Galícia, onde se consagra Campeão Baiano no ano de 1941. O sucesso pelo clube baiano chama a atenção do Flamengo que lhe contrata no mesmo ano.

Magro e baixo, Vevé era rápido nos deslocamentos, o que lhe permitia driblar com facilidade todos os marcadores que apareciam pelo caminho. Mesmo possuindo um chute fraco, finalizava com precisão. Essas características o fizeram ser considerado um dos jogadores mais queridos pela torcida do Mengão em todos os tempos. Um dos jogos memoráveis de Vevé foi a disputa entre o Campeão Carioca e o Campeão Paulista de 1942. O Flamengo venceu o Palmeiras por 2x1, e Vevê foi o autor dos dois gols do time.

Vevé foi Tricampeão Carioca em 1942/43/44, sendo um dos artilheiros do time durante toda a campanha, com um total de 31 gols. Seu alto rendimento lhe rendeu a convocação para disputar o Campeonato Sul-Americano de 1945 com a Seleção Brasileira.

Por causa de uma contusão crônica em seu joelho esquerdo, Vevé encerrou sua carreira de forma prematura, em 1948. Após a aposentadoria forçada, Vevé acabou se tornando um homem triste, fato agravado por uma paixão não correspondida. O ex-jogador se entregou-se à bebida e morreu no ano de 1952, com apenas 34 anos. 

Vevé é um dos Heróis do Mengão!

4 comentários:

  1. muito manero o blog, adicionarei aos meus favoritos

    www.maisumblogdoflamengo.blogspot.com

    abs SRN

    ResponderExcluir
  2. Vevé ser comparado ao lixo do Negueba? O homem que não finaliza, não dribla, não cabeceia, não marca, só corre! Meu Deus! Mas eu entendo o que quis dizer o autor do texto. Belíssimo resgate.

    ResponderExcluir
  3. Posso estar errado, mas tenho informações que o Vevé morreu em 1964. É verdade?

    ResponderExcluir