quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Reyes, o paraguaio pura simpatia



Aproveitando o embalo da primeira vitória do Mengão pela Copa Sul-Americana, nada melhor do que falar de um jogador sulamericano que marcou época no clube, o zagueiro Reyes, conhecido como o paraguaio pura simpatia, Campeão Carioca de 1972.

Francisco Santiago Reyes Villalba nasceu em Assunção, no ano de 1941. Começou sua carreira no Olímpia - PAR, em 1961, jogando como meio-campista. Logo foi deslocado para a zaga, onde se destacou, sendo Campeão Paraguaio em 1962 e 1965. Foi convocado para jogar pela Seleção do Paraguai, fazendo treze jogos no período de 1961 a 1966. Saiu do clube paraguaio em 1967, quando foi contratado pelo Flamengo. Vestiu o Manto Sagrado de 1967 à 1973, em 196 partidas, sendo o quinto estrangeiro com mais jogos pelo clube. Marcou sete gols.

Reyes se destacava fora dos campos através da simpatia com que tratava os torcedores. Dentro de campo era um símbolo da raça paraguaia, fato que logo o elevou ao status de ídolo do clube, mesmo tendo marcado um gol contra em uma derrota decisiva para o Fluminense.

Zagueiro de estilo clássico, com ótimo senso de cobertura, Reyes antecipava-se com perfeição e raramente fazia faltas. Por ser forte, era imbatível no jogo de corpo. Além disso, tinha excelente domínio de bola e sabia sair jogando muito bem, característica herdada da época de meio-campo.

Reyes foi o vencedor da primeira Bola de Prata, prêmio da revista Placar, em 1970, sendo considerado o melhor quarto zagueiro do Torneiro Roberto Gomes Pedrosa daquele ano. É considerado por muitos rubro-negros mais antigos como o segundo melhor zagueiro da história do clube, atrás apenas de Domingos da Guia.

Retornou ao Olímpia em 1973, sendo novamente Campeão Paraguaio em 1975. Reyes teve sua carreira encerrada precocemente, pois faleceu em 1976, vítima de leucemia.

Reyes é um dos Heróis do Mengão!

Um comentário: