domingo, 21 de agosto de 2011

O Caçador de Marajás

Bujica comemorando um dos seus gols contra o Vasco.

"Depois do Flamengo, tudo parecia pequeno. Fui criado vivendo uma dimensão que nenhum outro clube conseguiria me proporcionar."

O autor da frase acima é Marcelo Ribeiro, atacante revelado na Gávea e conhecido pelo apelido de Bujica. Nascido em Cachoeiro do Itapemirim (RJ), no ano de 1969, Bujica entrou para a galeria de heróis rubro-negros ao marcar dois gols no Vasco da Gama, na partida que marcaria o confronto entre Flamengo e o recém saído do clube, Bebeto.

Jogador que se destacava pela correria e disposição dentro de campo, Bujica, recebeu o apelido de Caçador de Marajás, pois no ano de 1989 o candidato à Presidência da República que viria a vencer a eleição, Fernando Collor, baseou sua campanha com o slogan "Caçador de Marajás", em referência ao combate a alguns funcionários públicos que recebiam salários altos e desproporcionais. Foi por um salário mais alto no Vasco que Bebeto saiu do Flamengo.

Flamenguista assumido, Bujica realizou cedo o sonho de jogar pelo Mengão, atuando nas categorias de base do clube, na mesma geração de Djalminha, Nélio e Júnior Baiano. Bujica foi inclusive artilheiro de todas as categorias pelas quais passou. Em 1989, com apenas 19 anos de idade, é chamado para o time principal para jogar ao lado dos seus ídolos Zico e Júnior. Tem suas primeiras chances em duas partidas amistosas, fazendo sua estreia em jogos oficiais no dia 29 de Julho, em partida contra o Blumenau pela Copa do Brasil, marcando dois gols. 

Após uma derrota para a Portuguesa, que deixava o clube em situação delicada no Campeonato Brasileiro, o Flamengo teria o clássico contra o Vasco, que estava embalado na competição, e que havia contratado Bebeto do próprio Flamengo, após negociação conturbada. Para fazer média com a torcida vascaína, o atacante havia prometido uma atuação de gala para o clássico contra o seu ex-clube. Assim, a mídia considerava o Vasco amplo favorito para o jogo. Os anos passam e eles nunca aprendem...

Comandado por Zico, que fez um discurso motivador no vestiário pedindo para que o time fosse para cima do Vasco de forma incansável, o Mengão vence a partida por 2x0, com Bujica marcando os dois gols e escrevendo seu nome na história do clube, tornando-se mais um dos Heróis do Mengão!

Bujica ao lado de Zico.
Bujica participou da despedida de Zico, na vitória por 5x0 sobre o Fluminense, sendo um dos autores dos gols da partida. Mas para a tristeza da torcida rubro-negra e de Bujica, o jogador foi negociado, contra sua vontade, com o Botafogo. Era a época da política "craque o Flamengo faz em casa... e vende por preço de banana!".

Pelo time alvinegro foi vice-campeão Brasileiro em 1992, e em um dos confrontos entre Flamengo e Botafogo pelo torneio nacional, marcou gol contra o seu clube de coração, o que foi considerado pelo jogador como uma das suas maiores tristezas.  

Bujica passou ainda pelo América-RJ, Fortaleza, Inter de Limeira, Campomaiorense (POR), Operário - onde se sagrou campeão estadual em 1995 e 1997, Bahia, Guabirá (BOL), Deportivo Águila (El Salvador), Alianza Lima (PER) - onde foi campeão Peruano em 1997 , LDU (EQU), Alegrense - sendo campeão estadual em 2002,  e Estrela do Norte. Em nenhum desses times obteu a alegria que viveu no pouco tempo em que atuou pelo Mengão.

Hoje Bujica mora no Rio Branco-AC, onde estuda Educação Física, visando se tornar treinador de futebol. Nem mesmo a distância diminui sua paixão pelo Flamengo, sendo sempre possível vê-lo comentando pelo seu twitter, @bujica99, sobre os assuntos do Mengão.

Bujica é um dos Heróis do Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário