quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Murilo, zagueiro ou lateral?

 
Quando procuramos informações de jogadores que fizeram história no futebol, às vezes nos deparamos com informações contraditórias. Em alguns casos a grafia do nome do jogador é encontrada diferente. Em outros, o tempo em que jogou em determinado clube não bate. Em outros casos são os números de partidas e/ou gols que não é unanimidade entre as fontes de informação.

O caso mais curioso que me deparei até agora foi o de Murilo, ex-lateral direito do Flamengo na década de 60. No Flapedia e em outras fontes ele é apontado como zagueiro, mas não era zagueiro e sim lateral! Tanto que esteve na pré-lista de 47 jogadores convocados por Vicente Feola para disputar a Copa do Mundo de 1966, ficando de fora, pois os convocados foram Djalma Santos e Fidélis, ambos laterais.

Paulo Murilo Frederico Ferreira nasceu em 1939, no Rio de Janeiro. Começou sua carreira no Olaria, em 1959, onde ficou até 1962. No ano seguinte foi contratado pelo Flamengo.

Jogador de muita técnica, Murilo era um lateral que atacava muito, mas que não comprometia a defesa. Jogou no Mengão até 1971, conquistando um total de doze títulos, sendo os mais importantes o Campeonato Carioca em 1963 e 1965. Jogou em 448 jogos e marcou 3 gols.

Foi jogando pelo Flamengo que Murilo foi convocado para a Seleção Brasileira, disputando um jogo em 1966 e outro em 1968.

Após sair do clube foi para o Tiradentes-PI, sendo Campeão Piauiense em 1972. Em 1974 se transferiu para o River-PI, onde se aposentou em 1975. Começou então sua carreira como treinador, e se consagrou Campeão Estadual em 1976 pelo Flamengo-PI. Hoje Murilo é dono de uma escolinha de futebol.

Murilo é um dos Heróis do Mengão!

13 comentários:

  1. Ele é morador em Anchieta rj, inclusive meus avós moraram por alguns anos em uma casa alugada da propriedade de Murilo, realmente, jogava muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antônio teria como me ajudar a conectar com Murilo, sobrinho de Bicas MG 32 3261 2428; desde já obrigado

      Excluir
  2. muito bom lateral,só fica atras de leo moura e do maior lateral direito que eu vi jogar,leandro o peixe frito,entao na ordem dos grandes laterais que o mengao ja teve na posiçao,1,leandro 2,leo moura 3,murilo.

    ResponderExcluir
  3. Leandro e Murilo, os melhores laterais direitos que já vi jogar. Reginaldo, flamenguista saudável.

    ResponderExcluir
  4. Leandro e Murilo, os melhores laterais direitos que já vi jogar. Reginaldo, flamenguista saudável.

    ResponderExcluir
  5. Meu vizinho. Otima pessoa. Elenita e Marelita

    ResponderExcluir
  6. Eu jogava na escolinha do E.C. Anchieta via ele toda vez la, otima pessoa eu ficava encantado, o cara jogava no Flamengo, muita saúde para ele.

    ResponderExcluir
  7. Eu jogava na escolinha do E.C. Anchieta via ele toda vez la, otima pessoa eu ficava encantado, o cara jogava no Flamengo, muita saúde para ele.

    ResponderExcluir
  8. Quando ia ao ataque MURILO comprometia a defesa do flamengo,sim.Que o diga o goleiro Marco Aurélio que tomou muitos gols no contra ataque.Ele abria os braços para a torcida,como a culpar o goleiro.Por esse gesto recebeu o nome de Jesus cristo.Brigou com o técnico yustrich,que queria que ele apoiasse e voltasse ao mesmo tempo.Já não tinha mais fôlego para isso,recebendo passe livre.Mas MURILO foi um ótimo lateral.

    ResponderExcluir
  9. Eu conheci tive esse prazer quando o arraial do cabo treinava e jogava suas partidas pelo campeonato carioca da terceira divisão e eu sentava muitas vezes do lado do maior lateral direito que não vir jogar mais a história deixa legado e como flamenguista fiquei admirado ao ver uma simplicidade de uma pessoa quem dera que os ídolos de hoje pudessem ser assim essa história eu vir ali do estádio do Anchieta no Rio de janeiro

    ResponderExcluir
  10. Depois que murilo jogou no river-pi(1974),logo encerrou a sua carreira no início de1976 pelo campos atletico da cidade do mesmo nome,que disputava o campeonato campista de 1975,encerrado no início de 1976.
    Murilo estava parado quando recebeu o convite de paulo henrique ex companheiro seu no flamengo.Paulo Henrique era o treinador do campos.
    Trajetória de murilo no futebol foi assim.
    1959 a 1962:olaria
    1963 a 1971:flamengo
    1972 a 1974:tiradentes-pi
    1975 a 1976:campos

    ResponderExcluir
  11. Desculpe,esqueci de citar acima a passagem de murilo pelo river do piaui em 1974,onde disputou o campeonato piauiense.

    ResponderExcluir